Postagem do Facebook em 10/01/2018


Vamos compartilhar da mesma opinião?
Por um mundo mais respeitoso e amoroso e bem resolvido ❤️❤️❤️

Sobre as opiniões em redes sociais na visão Psicanalítica …

As redes sociais abriram uma oportunidade incrível para que todos, sem exceção de classe social ou estudo, pudessem de alguma forma expor o que pensam ou sentem. Uma ferramenta incrível que permite que todos deixem de lado a castração dada pela criação antiga para um universo aberto. Reúne jovens, velhos, reúne família, empresas, políticos, negócios, religião, futebol… tudo que antes não se encontraria no mesmo lugar, hoje se abre o Facebook ou Instagram e lá está. O ato de expor a opinião é uma coisa maravilhosa, o fato de alguém poder ler e de alguma forma poder se identificar com o que vc escreve ou com sua foto traz ao ser humano uma Sensação de pertencimento, de ser aceito.

A liberdade de expressão é a coisa mais importante que temos e da qual nunca deveríamos abrir mão. E isso seria muito melhor se acompanhado de respeito.

Vejo inúmeros posts de ideias contrárias criando discussões desnecessárias. E na visão analítica, o ato de se ofender com algo que o outro lhe coloca como sua opinião, tem mais haver com o que você carrega dentro de você do que com o que o outro diz. Brigamos com nossos pais e genitores, nos ofendemos por coisas que já trazemos, rejeitamos e sentimos necessidade de expor essa rejeição porque não teríamos coragem de fazê-las com que é devido. As verdadeiras mágoas não serão expostas em Facebook ou Instagram, podem apostar.

Se o erro de português te incomoda, talvez seja porque você já foi muito cobrado por acerta los,
Se a opinião religiosa te incomoda, resolva seu pai dentro de você ou quem fez o papel dele,
Se a baixa cultura te incomoda, resolva sua busca por ser aceito é reconhecido, resolva seu não reconhecimento paterno,
Se a política te incomoda, resolva sua mãe dentro de você, perdoe-a,
Enfim, se algo te incomoda ao ponto de gerar algo incontrolável, uma vontade imensa de “descascar o abacaxi” em rede social, na minha opinião, procure a causa disso. Isso sim te trata aprendizado e alívio, evolução.

Ao contrário, se apenas continua a expor no post do seu “colega” suas angústias e amarguras, você só as alimentará e as fará crescer. E isso será negativo para você e para as pessoas a sua volta.

Depois de tratar as causas, você será capaz de apenas ouvir uma opinião sobre algo contrário ao que pensa e seguir, entendendo que não condivide da linha de pensamento dessa pessoa, mas que ela tem sim o direito (dentro da história de vida que ela carrega, de ser assim), e que você pode escolher se aceita ou não conviver com esses valores expostos. E se não aceita, exclua e segue. Vá em frente, continue a viver. Sua vida será mais leve descarregando seus pesos. Posso te garantir que até emagrece!

Liberdade com responsabilidade, essa é a melhor das formas de se viver

“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta”

Texto: Viviane Siqueira

#analiseparaumavida
#terapeutavivianesiqueira