Postagem do Facebook em 05/11/2017


Sobre morar fora do país…
As pessoas sempre me perguntam como é viver na Itália…
Eu confesso que eu bem sei o que as pessoas querem ouvir: lugares e passeios maravilhosos, vinhos da melhor qualidade a baixo custo, a riqueza cultural… nossa tem tanta coisa interessante. Porém quando se vive em um país, você participa da rotina como em qualquer outro lugar: leva filho na escola, busca, faz almoço, faz tarefa, leva ao dentista, trabalha… enfim… coisas normais de qualquer pessoa que vive a vida em qualquer país.
É claro que postamos fotos bonitas… rsrs isso chama-se “realidade Facebook” rsrs, só tem coisa boa. Não vou postar os dias em que não levanto da cama só de pensar em não poder tomar um café com pão juntinho com minha mãe, em sentir o cheiro dos meus sobrinhos… e isso todo mundo só vai sentir quando estiver bem longe das pessoas que mais importam a elas. Ninguém posta que passamos sim por preconceito, porque você é (e sempre será) estrangeiro. Eu tenho muito que agradecer que fiz amigos que são como família e me amparam 24hs por dia em todos os momentos, mas não todos têm essa felicidade. Ainda assim, sinto falta do “brasileiro corrupto cheio de defeito” rsrs. Eu sou brasileira sim, e me orgulho muito disso. E sei que a vida que temos aí não é a melhor, mas pense que não seria diferente em outros lugares. Só mudamos de problemas rsrs porém a vida continua. A única diferença é que em outro país, você está só.

Se me arrependo de vir? Não, de forma alguma trocaria essa experiência. Por nada mesmo. Até porque na vida que eu tinha aí, em pouco tempo eu morreria de tanto estresse rs. E esse tempo aqui tem sido muito bom até para repensar na vida.
Mas a saudade de todos os abraços tem sido cada vez maior. Daquele jeitinho brasileiro sabe? Aquele jeitinho amoroso que só a gente sabe como é. Esse amor todo faz muita falta, e nisso qualquer país perde para nós.

Texto: Viviane Siqueira