Postagem do Facebook em 18/08/2017


O Estresse é a alteração do hormônio cortisolínico do seu corpo, que acontece quando estamos em função de “excesso” de algo, como por exemplo comer muito ou não comer, dormir muito ou não dormir. Ele pode ser considerado bom ou ruim.
Em alguns casos uma força positiva, que motiva o individuo a se dar bem nas suas escolhas da vida, que te motiva a continuar trabalhando ou começar um emprego novo, porém, quando começa a virar uma coisa insuportável, angustiante, pode causar doenças crônicas se não tomar uma ação de imediato. Em nosso dia-a-dia, toda vez que o cérebro interpreta algo como ameaçador ou estressante ele fará com que o seu organismo se adapte a aquilo o mais rápido possível, fazendo com que você não ache tão agressivo assim; o problema é que se essa pressão persistir por muito tempo começa a tornar uma coisa prejudicial tanto para a saúde como para o físico.

Um breve relato do que acontece com a maioria:

Lucas acordava todos os dias às 5h da manhã para ir à luta, tomava apenas uma xícara de café, correndo, para não perder o ônibus, ao entrar no ônibus não tinha assento disponível tendo assim que ficar de pé no meio de toda aquela multidão e sentindo dores nas costas por não ter onde encostar chegava ao trabalho atrasado e seu chefe já vinha como cão brigando e jogando uma papelada em cima de sua mesa falando que o prazo de entrega era em seu horário de almoço. O horário de almoço chegou e a papelada não acabou então teve que ficar 50min a mais terminando aquilo que estava te deixando louco… Seu almoço também foi correndo, pois o tempo estava acabando e o dever te chamava depois de 5min sentado em sua mesa alongando os músculos para melhor rendimento seu chefe chega novamente com mais uma pilha de papeis falando que enquanto não terminasse não iria embora para a sua casa, o desespero e a dor de cabeça começa a aparecer! O ônibus das 17h já tinha passado e teria que assim esperar o das 18h, o pior horário para se pegar um transporte público…
Chega em casa, faminto e com a sua família esperando, o esgotamento é tanto que ele só precisa de um banho e deitar na cama para se recuperar . Já sabe que terá que enfrentar tudo isso novamente no outro dia, sua vontade é de pedir demissão, mas ai pensa nas prestações que é de sua prioridade pagar e logo sua animação para mais um dia volta.

O que você achou da rotina de Lucas? Assemelha-se a sua? Esse breve relato demonstra como uma pessoa pode começar a adoecer por conta do estresse, você não acha?

Como eliminar o estresse:

1. Elimine excessos
2. Diminua luzes ao dormir
3. Faça um mix de chá de melissa, erva cidreira, capim limão, camomila, maracujá ….
4. Identifique a causa do seu estresse
5. Construa relacionamentos fortes
6. Pratique atividades que estimule a meditação, como o yoga
7. Afaste-se quando estiver com raiva
8. Descanse a mente
9. Peça ajuda quando necessário!!

Fica aqui a reflexão do dia,
Um grande beijo,
Vivi