Postagem do Facebook em 23/05/2019


Eu esperava um milagre. Um milagre de Deus.
Já estava me acostumando com os tremores da pálpebra e do corpo. O calafrio e a sudorese das mãos parecem que faziam parte de mim, da minha história. Uma sensação de medo constante.
Eu estava em uma das crises, quando minha colega de trabalho me ofereceu para marcar uma sessão de terapia a distância. Eu acho que minha colega nunca havia presenciado alguém chorar com tanto desespero como eu. Enfim, toda e qualquer ajuda nesse momento era bem vinda. Quanto estamos no fundo do poço, qualquer movimento que alguém faça faz diferença. E eu não estava em condição de escolher.
Mandei um WhatsApp para a tal doutora e na hora ela me respondeu. Me arrumou um encaixe e em uma hora, estava lá eu tentando alguma coisa que arrancasse de mim meu sofrimento.
Confesso que não acreditei muito que seria eficaz porque eu não acreditava nessa coisa de terapia, quem dirá por vídeo de WhatsApp. Mas aceitei. Eu precisava de um socorro.

Ela foi muito gentil e me perguntou como eu me sentia. Eu já desabei a chorar e dizer que eu não queria mais viver, nem ver pessoas, nem sair de casa. Que minha vida era uma merda com M maiúsculo. Ela então, me perguntou quais seriam os motivos que eu teria para morrer. E a conversa foi mais ou menos assim…
- Doutora, eu tenho pavor de sair de casa, eu penso toda hora q meus pais vão morrer e que eu preciso morrer antes deles. Eu não quero mais viver.
- E quando foi a primeira vez que sentiu isso?
- Na casa da minha avó há anos atrás, essa é a vez que me lembro.
- E o que houve nesse dia?
- Meus pais saíram para fazer compras e me deixaram lá com ela. Eu vi um acidente na tv e achei que meus pais haviam morrido. E eu fiquei desesperada, eu chorei muito.
- E esse desespero de hoje e o mesmo desta ocasião?
- Sim doutora, o mesmo.
- Ok… quero que feche os olhos e respire profundamente. Quero que respire forte e ouça minha voz. Apenas relaxe e respire bem forte. Faça isso por 10 vezes. Agora, quero que você se veja na casa da sua avó naquele dia. E que você remonte o cenário: a tv, sua avó e tudo mais.
- Eu consigo ver doutora, vejo tudo. Minha vo grita comigo e diz que nunca mais vai cuidar de mim quando meus pais saírem. Ela diz que eu sou burra, chorona, mau educada…
- O que mais você vê?
- Ela está nervosa e me parece que quer bater em mim…
- E ela te bate?
- Não doutora (….choro….) mas eu vejo ela tentando empurrar minha mãe da escada. Ela quer matar minha mãe doutora!!!
- E você tem medo dela?
- Muito!!!!!!!
- Do que tem medo?
- Tenho medo que meus pais não voltem e eu tenha que ser cuidada por ela a vida toda!!!! Ela vai me Matar!!!
- Certo… respire profundamente … aos poucos volte a abrir os olhos para conversarmos …
- Doutora minha tremedeira passou!
- Minha princesa, você sofre de fobia de infância. Vamos precisar tratar disso para que sua “SÍNDROME DO PÂNICO” seja resolvida e não seja reincidente. Vamos precisar fazer um tratamento para se libertar dos medos infantis que você carrega.
Eu encontrei o milagre. Minha crise passou. Aquilo que eu não acreditei que aconteceria aconteceu. Eu dormi. E consegui trabalhar no outro dia. Pode parecer estranho dizer que eu consegui trabalhar, mas só que passa ou passou por isso sabe do que estou dizendo. A ajuda veio do céu. E agora iniciarei o tratamento.

Texto de Viviane Siqueira
Papo de Analista, Contos Psicanalíticos