Postagem do Facebook em 27/09/2017


Essa semana me perguntaram o que eu penso sobre terapia de casal…

Eu penso que o casal se forma a partir do relacionamento, e que a vida se forma desde que você nasce. A terapia de casal é um recurso utilizado muitas vezes como tentativa de salvar a relação.

Porém, a relação se salva pela modificação estrutural dos modelos que cada um carrega, ou seja, os modelos que nós interiorizamos de pai e de mãe. Muita gente se queixa que o casamento piorou depois do nascimento dos filhos.
E tem razão…

Isso ocorre porque depois que nascem os filhos, nasce também um modelo de “pai” e “mãe”. E aí começa a grande confusão. Cada um vai tentar, inconscientemente, copiar ou rejeitar o que lhe foi ensinado, e se posiciona no lugar de “pai” como o pai modelo (copiando inclusive manias, hábitos, palavras, tom de voz) e de “mãe” como a mãe modelo (copiando sua mãe muitas vezes). E isso não ocorre de forma consciente, portanto, não cabe a terapia tratar o casamento, e sim o casal, de forma individual, para que cada um tenha consciência de sua participação e assim, possa mudar o destino do relacionamento e dos filhos, frutos dessa relação.

Alguns temas podem e devem ter feed Back no consultório em conjunto, como por exemplo, a forma de amar e a personalidade. Mas o restante, é “sacola de cada um” e na minha opinião deve ser tratada de forma individual.

Espero ter ajudado ❤️
Viviane Siqueira, Psicanalista e Terapeuta Ortomolecular

#analiseparaumavida
#terapeutavivianesiqueira