Postagem do Facebook em 17/04/2018


Conversando a pouco com uma paciente que mora em Manchester, que buscou ajuda para saber se sua filha tem déficit de atenção, resolvi escrever esse post. Quando chegamos a Itália, tínhamos a certeza que nosso filho se adaptaria facilmente… afinal, toda criança se adaptará facilmente as mudanças e a outro idioma, certo????
Errado….. muito errado ………..
Meu filho foi diagnosticado na primeira semana com Déficit de atenção. Isso porque ele não prestava atenção as aulas, não escutava as professoras, queria desenhar o tempo todo, não aprendia a língua e não fazia amigos. Fui chamada inúmeras vezes a escola por esse motivo, pois meu filho parecia ter um problema.
Eu cheguei a pensar que sim… que ele realmente tinha um problema. Me estressava, me irritava, me cansava. Achava que ele era preguiçoso, infantilizado, disperso… enfim… tanta cois… a ansiedade tomava conta de mim e eu olhava todos os outros posts de mães que estavam super bem, que os filhos estavam ótimos … me sentia um grande fracasso.
Porém, como Psicanalista, resolvi estudar meu filho. Me acalmei e iniciei uma pesquisa.
E foi aí que encontrei a resposta: meu Filho é um paciente altamente sensível (PAS) e a forma de absorver as mudanças é diferente. Ele reage ao meio, ele se isola e não consegue manifestar interesse de início como mecanismo de defesa. Isso acontece com pacientes de personalidade Introvertida e Feeling mais comumente do que com as outras. E requer atenção, não funcionam sob pressão e gritos. Precisam de atenção e carinho e aprendem facilmente com gestos de gentileza.
Hoje depois de um ano, meu filho aprendeu muito bem o italiano, desenvolveu amizades, é atento ao que falam com ele, tira notas excelentes a escola e está muito mais tranquilo, graças a nossa paciência com o processo de mudança dele. E está muito feliz, pois se sente seguro. A chave para mudança de pacientes PÁS é a segurança do meio em que vivem e a confianças das pessoas a sua volta.

Resolvi escrever sobre isso para que outras pessoas vejam que filhos são diferentes, reagem de formas diferentes e nem sempre atendem as expectativas dos adultos. E que precisamos entendê-los para ajuda los.

Beijo a todos – Viviane Siqueira

#terapeutavivianesiqueira
#analiseparaumavida