Postagem do Facebook em 27/03/2019


Viver é a arte de se reinventar e fazer escolhas…
Vir para a Itália foi a decisão mais fácil que tive em minha vida.
Pode parecer estranho. Eu tinha um excelente trabalho e muito reconhecimento profissional. Um excelente salário, estabilidade na minha profissão. Um pai lutando contra o câncer, casa própria, empregada doméstica, familiares queridos e próximos. Um lindo filho, um lindo casamento. Tudo conspirava para ficar no Brasil. Então, porque ir embora?

Durante uma boa parte da minha vida busquei incansavelmente reconhecimento profissional. E depois que o tive, percebi que estava deixando a criação do meu filho de lado para manter esse reconhecimento, e que o preço era alto demais. Dois episódios me marcaram muito:
1. Um dia, brincando com meu filho, ele me chamou de Vovó … e por várias vezes se confundia… pude perceber que eu estava no lugar errado
2. Um dia ao sair de casa, olhei para minha empregada e sai pensando em o quanto seria bom estar no lugar dela…. ficar na minha casa, cuidar da roupa das pessoas que amo, limpar minhas coisas que trabalhei tanto para conseguir, escolher o que comer ou fazer no almoço. Eu estava saindo as 7:20hs da manhã e só retornaria as 23hs. E nem saberia dizer se poderia pausar para comer. Nesse momento me dei conta de que minha vida não era tão boa assim.

Esses dois episódios aconteceram no intervalo de uns três meses. Quando estamos abertos ao universo, ele nos traz todas as respostas que precisamos. Basta saber ler as entrelinhas. Eu andava cansada, não praticava exercícios e não tinha uma boa alimentação. Tudo que eu sempre acreditei e estudei com a ortomolecular não estava sendo praticado. Eu não tinha tempo. Não almoçávamos juntos, não tinha tempo para brincar com meu filho. Eu só conseguia viver aos finais de semana. E aos finais de semana, muitas vezes estava com meus pais, porque eu mau os via, eu mau falava com eles. Sempre correndo, com pressa, atrasada. Minha vida era viver em função de cuidar das pessoas, mas não cuidava o suficiente de quem era muito importante pra mim. E como psicanalista, não tem como você viver um piloto automático – o autoconhecimento é a ferramenta mais potente que já conheci, porém, uma vez que você tenha acesso a ela, você nunca mais se dará o direito de viver infeliz. Então, foi a partir disso que, iniciei o processo de mandar ao universo uma carga de desejos: Eu quero e preciso ser fiel a mim. A Itália foi uma mera questão de oportunidade, mas poderia ter sido Ubatuba, São Franscisco Xavier… enfim, qualquer lugar em que eu fosse fiel a mim e ao que sinto e penso sobre a vida. Criar meu filho de perto era a coisa mais importante para mim, poder estar com ele nas dificuldades do dia a dia, no seu desenvolvimento, poder ser mãe de verdade, cuidar da alimentação dele e da alimentação da nossa família. Lavar roupa, passar, lavar louças… parece bem bobo, mas era um sonho que eu consegui realizar.
A felicidade não está em grandes coisas, ela está em pequenos detalhes que você nem se dá conta. Poder ligar para sua mãe, para seu pai, mesmo hoje a 10 mil kilometros de distancia, e ficar conversando coisas bobas por 1 hora. Almoçar, tomar lanche da tarde, jantar na mesa com sua família. Buscar seu filho na escola… fazer tarefa. E não deixei de trabalhar, apenas refiz minha rota e minhas metas. Hoje meu consultório é on line e passei a ajudar muitas pessoas a se encontrarem com seus planos de vida, a auxilia las no encontro com si mesmo, desenvolvendo seu “melhor eu”.
Hoje vejo que você pode se alimentar de chuchu, alface, agrião e brócolis todo dia, fazer muito exercício físico – se você não estiver feliz, você vai adoecer. Felicidade não só emagrece, como traz auto estima, te faz cantar, sorrir a toa. Te faz querer estar bem esteja aonde estiver. E se posso te dar um conselho para ser feliz, aí vai: conheça a ti mesmo. Conheça seu coração, saiba o que verdadeiramente tem valor a você, respeite isso. Hoje posso dizer com todo meu coração que estou muito, muito feliz com minha decisão. E pode ser que com o tempo eu mude de ideia ou tenha um novo plano para vida, um novo olhar. Mas até esse momento chegar, quero viver intensamente essa fase maravilhosa. Mais importante que a velocidade, com toda certeza, é a direção.
E se você se encontra nessa situação, da um final de semana pra você. Procure uma ajuda, converse com alguém. Não se canse de buscar um caminho. Porque mais cedo ou mais tarde, todas as portas aparecerão e vc encontrará todas as chaves que as abrem. Basta insistir incansavelmente em ser muito, muito feliz❤️