Postagem do Facebook em 28/12/2018


“Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido;
na verdade, bem poucas pessoas levariam a sério. Seria menos higiênico.
Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios.
Iria a mais lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvete e menos lentilha, teria mais problemas reais e menos imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da vida.
Claro que tive momentos de alegria.
Mas, se pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos.
Porque, se não sabem, disso é feito a vida: só de momentos – não percas o agora.
Eu era um desses que nunca ia a parte alguma sem um termômetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas;
se voltasse a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço no começo da primavera e continuaria assim até o fim do outono.
Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas, já viram, tenho 85 anos e sei que estou morrendo”.

Este poema foi escrito por Nadine Star, escritora americana. Pensando sobre a vida, um outro livro descreve o que pacientes terminais relatam que teriam feito diferente em suas vidas. O livro “The top five regrets of the dying” (Os cinco maiores arrependimentos de pacientes terminais), gera em tópico os seguintes itens:

1. Não terem tido coragem de viver a vida da forma que gostariam e sim como as outras pessoas esperavam deles – o primeiro item relata claramente que as pessoas vivem a vida sem a oportunidade de se conhecer e de ter coragem de assumir o que querem e quem querem ser. A autodeterminação nesse caso é o antídoto para sair desse processo, depois do Autoconhecimento;

2. Terem trabalhado muito durante a vida – retrata a correria de forma inconsciente com a ideia de conquistar algo que você nunca vai possuir, a ideia de que somos eternos e teremos tempo para tudo sempre. Mas a realidade é que deixamos para trás momentos extremamente importantes que não voltam, como participar do crescimento dos filhos e ter vida como casal, viagens em quanto se tem saúde e disposição;

3. Não terem tido coragem de expressar o que sentiam – esse item revela o quanto guardamos as coisas boas muitas vezes dentro de nós e o que sai são críticas e dores. Porque não dizer eu te amo? Porque não abraçar???

4. Não terem ficado mais em contato com os amigos e não alimentarem as amizades – os amigos representam a sua segunda família, porém todo sentimento precisa ser alimentado para sobreviver ao tempo.

5. Gostariam de ter se permitido ser mais felizes – esse é o mais interessante, pois eles relatam que a felicidade estava em coisas muito cotidianas como poder sair de casa e contemplar o jardim e isso não era mais possível. Ser feliz é sinonimo de entrega ao momento e de clareza no que se deseja da vida. Sucesso e riqueza tem mais a ver com seus valores do que com o que se possui em vida.

Portanto, abra seu coração para seu ano que vai iniciar. Pense que se ele for o último, que ele seja o melhor de todos.
Eu vou torcer por você, acredite ❤️