Postagem do Facebook em 02/01/2018


Como aprender outro idioma?

Bem, eu vou contar a minha experiência. Cheguei a Itália sem falar uma palavra em italiano… e me arrependo disso. Hoje digo que não falo italiano, me comunico… rs, mas aprendi muito rápido: em 3 meses eu já me comunicava e me fazia entender muito bem! Mas é claro que continuo estudando para aprender mais. Segue como funcionou para mim

1. Imersão da Língua

O que resolveu para mim foi inicialmente a imersão da língua, ou seja, ouvir mesmo 24 hs. Eu recordo que os primeiros 3 meses forma bem difíceis porque você fica com um pouco de terror da língua, mas passa. Se você está morando no país que quer aprender ajuda. Se não está morando, mesmo sem entender escute música, filme, tudo que puder para habituar com o som da fala e o ritmo.

2. Aprender como se lê essa nova língua, principalmente o som do alfabeto

Isso foi bom porque ajuda muito o que você escuta, auxiliando a gravar o que está aprendendo. Ler placas, sinalizações, revistas, tudo ajuda. Assim qdo eles falam você consegue buscar no tradutor.

3. Escrever o que você fala

Tudo que eu ouvia eu escrevia no tradutor e reescrevia varias vezes para aprender. Eu estudo (ainda) por duas horas ao dia.

4. Copiar as expressões de linguagens do local

Eu escutava e como uma criança, copiava o que eles falavam e escrevia para decorar. Algumas expressões você não encontra em tradutores, então precisa apenas entender o que eles querem dizer e inserir no seu dia a dia.

5. Estudar os verbos e regras gramaticais

Pasmem… esse foi o último passo mesmo. Primeiro você precisa acostumar ao som da língua. Depois aprender a falar corretamente. Se você se fixa ao falar corretamente você não fala. E isso sim é o pior.

O mais importante é falar, errado ou certo. Eles mesmo te corrigem e você aprende. Mas solte a voz e erre. Errando você aprende. ❤️

Bem aos poucos ensino algumas expressões em italiano para vocês ok?

Beijo beijo