Postagem do Facebook em 27/09/2017


A análise dos povos…

Nesses 12 anos de consultorio, atendi pessoas do mundo todo e pude ter contato com culturas e formas diferentes de se analisar a vida e o mundo à nossa volta. Nos países frios como Alemanha, Irlanda, Franca e Inglaterra temos um perfil de paciente que normalmente precisa de um “empurrão” para expor o que sente, pois normalmente são tão respeitosos com o outro que por vezes não se fala o que sente. E isso muitas vezes faz com que adquiram doenças psicossomáticas com facilidade. Já o paciente dos países latinos, como Português, Brasileiro, Italiano, espanhol, argentino são pessoas que tendem an falar o que pensam sem filtro, sendo impulsivos na fala. Os americanos já respeitam um outro padrão: tendem a pensarem só em si próprios e nas pessoas mais importantes a sua volta, não se importam com o que o outro pensa ou faz. Os japoneses pensam muito no todo e não pensam em si próprio.
Por isso existem métodos analíticos diferente para tratar: alguns pacientes se ensina a falar, outros a calar, outros a pensar no todo, outros a pensarem em si próprio … o mais importante é levar em consideração a cultura social, a personalidade e os valores dentro do processo analítico, pois cada um vê a vida por seu prisma, experiência e ambiente. E nesse quesito não se cabe nenhum julgamento, apenas buscar o equilíbrio.

Curioso não? O mais importante é que nenhuma das formas deixe de tratar o sofrimento excessivo. O sofrimento é que deteriora a vida e a saúde.
Beijos a vocês❤️

Texto: Viviane Siqueira
Foto: Klaus RaySil

#terapeutavivianesiqueira
#analiseparaumavida