Postagem do Facebook em 18/10/2018


10 SINALIZAÇÕES DA DEPRESSÃO

Depressão não é se sentir triste, cansado e desanimado. Depressão é um transtorno sério, que interfere no dia a dia, e não tratá-la é a mesma coisa que entrar num Modo de Segurança e lá ficar por meses, anos. Anda se sentindo meio estranho? Alguma coisa mudou em sua vida? Confira alguns sinais, sintomas, de depressão, lembrando que o diagnóstico só pode ser feito por um médico:

10. Tristeza

Pessoas deprimidas sentem muito mais do que uma tristeza. Alguns descrevem como uma inabilidade em se sentir felizes, atrapalhando toda e qualquer atividade diária.

9. Frustração

Você se irrita com coisas pequenas, mínimas? Está vendo TV, quer mudar o canal, não acha o controle e fica extremamente frustrado? A frustração pode ser com você mesmo.

8. Incapacidade de se divertir

Você é incapaz de se divertir? As vezes até tem um bom momento, mas logo volta para um estado de tristeza?

7. Diminuição da libido

Anda com dificuldades na cama? Desinteresse sexual ou até a perda completa da libido podem indicar depressão.

6. Sono em excesso

Você dorme o dia inteiro? Perdeu o interesse em atividades cotidianos, como passear com o cachorro, e fica deitado a maior parte do dia dormindo?

5. Comer em excesso

Você come muito doce, açúcar? A ingestão de açúcar promove um “alívio” imediato pois produz serotonina, uma substância reguladora essencial para o organismo. É um fiel indicativo de depressão. Aliás, a perda de apetite também pode indicar um quadro depressivo.

4. Solidão

Você se sente sozinho, mal amado, renegado, injustiçado? Claro, você pode ter razão. Porém, pessoas deprimidas podem se sentir inúteis, levando a pensamentos destrutivos.

3. Chorar sem motivo

Chorar sem motivo algum é um indicativo de algo errado. O choro funciona como válvula de escape, por isso chorar em excesso, por nada ou coisas bobas, indica uma necessidade em expulsar sentimentos.

2. Dores

Apesar de não ser um indicativo fiel, pessoas deprimidas costumam sofrer de dores de cabeça, enxaquecas e dores musculares com muito mais frequência do que pessoas saudáveis.

1. Pensamentos suicídas

Não é preciso dizer que a pessoa que pensa em tirar a própria vida está deprimida. A depressão pode ser tão insuportável que a morte se torna a última saída.
Se você possui três sintomas desses, procure uma ajuda profissional. Será o melhor caminho para se libertar do seu sofrimento.

#papodeanalista